PORQUE AS IGREJAS NÃO CRESCEM? O QUE FAZER PARA QUE ELAS RETOMEM O CRESCIMENTO COM O POVO, E ESPIRITUALMENTE?
                                             
    
                                                                             Ezequiel cap. 34 v.10      CLICK
                             
Portanto, ó pastores, ouvi a palavra do Senhor: Assim diz o Senhor Deus: Eis que eu estou contra os pastores e deles demandarei as minhas ovelhas; (porei termo no seu pastoreio), e não se apascentarão mais a si mesmos; livrarei as minhas ovelhas da sua boca, para que já não lhes sirvam de pasto. O pasto serve para dar comida para as ovelhas materialmente. O pastor serve para dar comida espiritualmente (que é a palavra de Deus) para as ovelhas, no entanto ao invéz de dar a comida, ele inverte as coisas e come as ovelhas. (Tira tudo o que elas tem) em seu benefício, ou até mesmo para a igreja. Então Deus coloca um termo no seu pastoreio que é não deixar que a quantidade de povo aumente, mas fique sempre a mesma coisa (se há 50 membros na igreja, vai permanecer os 50, muitos anos, mesmo que venha mais pessoas, porque como há um termo, se vier mais 10, sairá outras 10). Deus permite que isso aconteça até que os dirigentes das igrejas se consertem, mas não fechará as portas delas. Quando o pastor se apascenta a sí mesmo, ele faz a obra carnal e não é reconhecida por Deus. Por isso Jesus disse ao (apóstolo), (bispo), (pastor), (presbítero), (missionário), (evangelista) (membros), em Mateus cap. 7 versículos 22 e 23. "Muitos me dirão naquele dia: Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? e em teu nome não expulsamos demônios? e em teu nome não fizemos muitos milagres?" E então lhes direi abertamente: Nunca vos conheci; apartai-vos de mim, vós que praticais a iniqüidade. (Traduzindo: Vocês faziam ou ainda fazem as obras para se glorificarem a vocês mesmos para o povo, e não para mim, por isso eu nunca vos conheci).                                                                
                                                                 
1º Pedro cap. 4 vers. 17
Porque a ocasião de começar o juízo pela casa de Deus é chegada. Ora se primeiro vem por nós, qual será o fim daqueles que não obedecem ao evangelho de Deus.

Para se tornar uma nova igreja a preocupação é criar um ambiente agradável para receber as pessoas,
pois tanto os membros como os visitantes gostam de se sentirem bem nela. As cores das igrejas despertam sensações nas pessoas, normalmente as cores são: paredes brancas, cortinas cor de vinho, azuis, vermelhas, amarelas.  as cores despertam sensações e causam impressões tanto boas como ruins nas pessoas. Fazer uma coisa que não traz resultado é perder tempo, dinheiro, e energia da igreja. Lucas cap. 14 vers. 28.

Orientem as Senhoras, Jovens, e meninas particularmente, a não assistirem aos cultos sentadas na primeira fila:
 Usando mini-saia para não expor as pernas aos que entram na igreja, e até ao pastor, presbítero, obreiros, despertando assim sensualidades e distrações da palavra de Deus, ou então coloque uma barreira de 50 centímetros de altura a volta dos primeiros bancos.
                                                                Mude os dias de cultos.
Não coloque os cultos no mesmo dia das outras igrejas, isso ajuda a igreja a receber mais visitações e a cooperar também, Exemplo: Se as igrejas funcionam 2ª, 4ª, 6ª perto da sua, mude para 3ª, 5ª, sábado, domingo, ou faça culto todos os dias. 
                                      Diminua os horários dos cultos durante a semana: 
Os cultos tem que ter normalmente 1 hora e meia, 
muitos irmãos levantam de madrugada e o horário do culto durante a semana pode ser um problema para a pessoa trabalhar, quando o culto passar do horário, as pessoas ficarão impacientes. No sàbado ou domingo facilite para o povo trazer a sua família, inicie o culto as 9 ou 10 horas, e a tarde as 15 ou 18 horas e encerre as 19,30 horas. A igreja vai aumentar o povo em 30%, também espiritualmente falando. "Lembre-se que o muito falar é enfado da carne". O tempo de pregação normal é de 50 minutos ou no máximo 60, não passe disto.

                                                           Seja um homem de oração:
Antes de começar os cultos o pastor, presbítero, ou diáconos deve se colocar de joelhos no altar orando por quinze minutos ou meia hora, para que a igreja fique em espírito de oração em silêncio e com respeito, para cultuar a Deus.

                                        Faça no final do culto O tema: traga mais um:
Durante a semana no fim do culto, fale do tema traga mais um: São pessoas ou parentes que farão aniversários e receberão presentes entre sí e familiares, e darão presentes para Jesus trazendo essas pessoas para a igreja para serem abençoadas por Deus. Os membros da igreja e as pessoas novas que vierem com eles  pelo menos 4 vezes, receberão um presente. Pode ser uma cesta básica, uma bíblia ou um livro. Os membros e as pessoas novas receberão estes presentes somente uma vez, a não ser que também passarão a convidar e trazer outras pessoas.

                                                        Deixe os visitantes a vontade 
Quando alguém visitar a igreja,o que faz ela voltar é se sentir bem, mas muita gente constrange os visitantes e eles não voltam mais.
                                       Coisas que os visitantes não gostam é: Sentar na frente.
 Porque eles se acham observados e intimidados, quando as pessoas vão a primeira vez na igreja, elas querem sempre passar meio despercebidas e observam bastante o que está acontecendo ao seu redor.

                                                              Ser apresentado de pé: 
Eles estão em ambiente diferente e não podem ser contrariados para que volte outras vezes, apenas diga nos cultos que se há alguém pela primeira vez, seja bem vindo como irmão em Cristo,

                                                       Nunca diga que a pessoa está:
 Desviada,
 afastada, ou procurando igreja, diga a  quem esteja visitando-a, seja bem vindo em nome do Senhor Jesus. Mais tarde em particular a pessoa dirá ao pastor, presbítero, obreiros ou diaconizas,estas condições.

 
Os visitantes não gostam de serem forçados a receber Jesus, e nem serem levados para a  frente.
Esse é o principal motivo porque as pessoas tem medo de ir a igreja, ter uma boa intenção nem sempre traz o melhor resultado, quantas pessoas insistiram tanto para que a pessoa  aceitasse Jesus e nunca mais elas voltaram, o visitante vem a igreja para conhecer, ver como ela é, ele precisa de mais informação, receber Jesus é algo muito serio e ele precisa estar confiante para tomar uma decisão como essa, a própria bíblia diz: "Não por força ou violência, mas pelo Meu Espírito". 
                                                    Cuidado com o volume do som:
O culto é feito para quem está dentro do ambiente e não para quem está fora, então controle o volume do som. O som muito alto pode trazer diversos problemas. Som alto incomoda os visinhos, idosos, crianças de colo e isso faz com que você perca muitos membros. deixe o som em ambiente suave para que todos ouçam normalmente. 

                                                        O culto é para quem veio:
Focalize sempre as pessoas que vieram ao culto, e não mencione aquelas que faltaram, pois dará a impressão que o pastor estará fazendo fofoca delas. 
                Sempre ore pelo povo no começo, no meio para ler a palavra, e no final do culto.
Abençoe o povo com imposição de mãos, isso é bíblico e vai trazer bênçãos e muitos testemunhos para a igreja. O povo vai testemunhar dizendo: eu estava desempregado e o Pastor orou por mim e comecei a trabalhar. Eu estava doente e o pastor orou por mim e fui curado. Para fazer oração de cura pastor, chame a pessoa doente até o átrio, coloque as mãos sobre as mãos dela e oriente-a: eu vou fazer a oração e quando eu disser para você concordar comigo dizendo: (eu estou curado em nome do Senhor Jesus, nós vamos falar juntos a mesma palavra) porque a bíblia diz em Mateus cap. 18 vers. 19: "Em verdade também vos digo que, se dois dentre vós, sobre a terra, concordarem
 a respeito de qualquer coisa que, porventura pedirem. ser-lhes-a concedida por meu Pai, que está nols céus". Então o pastor fará a oração e logo após dirá: diga comigo agora em concordância: eu estou curado em nome do Senhor Jesus, e a pessoa será curada.

                                           Escolham 7 pessoas cheias do Espirito Santo,
 
  Para evangelizarem na igreja, em casa, e na visinhança como diz a bíblia, Incentive membros da igreja batizadas, a fazerem cultos nos lares uma vez ou mais por semana em suas residências ou de amigos.

                                       Não dê recados antes de a mensagem ser pregada:
Isso quebra toda a concentração do culto, quando o recado é dado antes da mensagem, o povo esfria. 

                                  
                                            Quando a igreja convida alguém para pregar a palavra.
Assim que ele terminar a mensagem, o pastor da igreja não deve querer completar a mesma, dando sequência aos capítulos e  versículos que ja foram explicados pelo visitante. Isto é anti-ético e anti-bíblico, pois deixa a impressão de que o mesmo não soube se expressar em seu trabalho
evangelístico, e há muitos que procedem assim por ter ostentação de mérito  na sua própria igreja.

                                          Também lembrem-se de que há muitos pastores e lobos.
 Hà pastores que se apacentam a sí mesmos, e há pastores que glorificam o nome de Jesus.
                                                                                Click                                     
                                                       Não deixe o povo muito tempo de pé:

No máximo deixe 10 ou 15 minutos os membros de pé, pois há velhos, grávidas, e crianças participando.

                                                           Cuidado com a sua aparência:
Não usar roupas transparentes, calças, ou saias curtas. Não colocar o dedo ou soar o nariz, e.t.c.

           Pergunte ao povo o que precisa ser modificado colocando uma caixa na igreja escrita:
Sugestões para melhorar a igreja” isso mostrará ao pastor o que precisa ser acrescentado. 
                              Coloque também uma caixa com o nome:
 "Pedidos de oração". 

                                  COLOQUE UM GAZOFILÁCIO OU UM MÓVEL NA IGREJA:
                                                         Para receber dízimos e ofertas
É vergonhoso uma igreja recebe-los em cima de uma cadeira ou da bíblia, porque deixa                                   a impressão de que se está comercializando a palavra de Deus.                   
                      
                  
                                                                                                                                                 CLICK                                                                         Click
   João cap. 10 vers. 9 = Mateus cap. 28 vers. 19 = 1º Cor. Cap. 12 vers. 27 a 31 = Mateus Cap. 13 vers. 23
                                                                   
 1º Cor. Cap. 3 vers. 6

QUE O SENHOR NOSSO DEUS E NOSSO PAI, ABENÇÕE ESTA NOVA DIREÇÃO QUE O ESPÍRITO SANTO ESTÁ ORIENTANDO PARA AS  IGREJAS QUE QUISEREM POR EM PRÁTICA, EM NOME DO NOSSO SENHOR JESUS CRISTO, ÚNICO SENHOR E SALVADOR, NÓS ORAMOS E AGRADECEMOS, AMÉM E GLÓRIAS A DEUS.