www.comovoltaradeus.com

"Porque parentes se batizavam pelos mortos"
 

Doutra maneira, que farão os que se batizam pelos mortos, se absolutamente, os mortos não ressuscitam, por que se batizam por causa deles? (1º Coríntios cap.15 vers. 29)

                                      

Quando os mais idosos ficavam doentes e certos de que o fim se aproximava, chamavam seus entes queridos à beira da cama e apelavam aos que ainda não eram crentes, para que endireitassem seus caminhos diante de Deus, e diziam: Logo deixarei todos vocês  meus queridos, mas desejo vê-los outra vez no céu. Devem, portanto, encontrar-se comigo lá! Lembrem-se de que ninguém poderá ir ao Pai senão mediante a fé viva no Filho de Deus, Jesus Cristo, "porque abaixo dos céus não existe outro nome pelo qual importa que sejamos salvos".

 

Quando os parentes saíam de perto da cama profundamente emocionados e despertados pelo ente querido que estava a morte, passavam a dar a devida atenção ao convite que receberam e aceitavam Jesus como Senhor e Salvador, e assim preparavam-se para a confissão pública que era o batismo de acordo com a prática da igreja. Mais tarde, compareciam perante as testemunhas para submeter-se a elas, e faziam-no "por causa dos mortos", isto é, "por amor dos mortos que os tinham evangelizado, pois agora sabiam que precisavam de um Senhor e Salvador, porque eram também pecadores como todos nós. "Por causa dos mortos" não quer dizer que a fé de uma pessoa viva batizando-se, é pela pessoa que está morta, e sim pelo que ela em vida, aconselhou.

 

Nas Escrituras está muito claro que a graça salvadora não é concedida a alguém, senão àquela pessoa que crer e exibir sua fé pessoal. O futuro convertido pode ficar profundamente comovido, pelo testemunho que deixou um homem ou uma mulher de Deus após sua morte, e certamente pode ser levado a unir-se na mesma fé que lhe foi professada, no mesmo arrependimento, na mesma fidelidade ao Senhor, e na alegre expectativa de encontrar seus entes queridos na ressurreição.

 

É por isso, que ficou implícito no vers. 29: "Doutra maneira, que farão os que se batizam por causa dos mortos, se, absolutamente, os mortos não ressuscitam, por que se batizam. "Porque todos nós cremos na ressurreição".
                                                   
Click

 

                                           Pastor Antonio