A dúvida de João Batista!

Porque João Batista que veio preparar o caminho de Jesus Cristo e até o batizou,  quando estava preso pelo rei Herodes, teve dúvida e mandou dois discípulos perguntar a Jesus se era Ele o messias ou deveriam esperar outro?

 

Nos tempos de Jesus e até mesmo antes de sua vinda a este mundo, sempre existiu e sempre existirá falsos profetas fazendo-se passar por homens e mulheres de Deus. E também aconteceu nos tempos de Jesus e João Batista o enviado por Deus, porque ele teve uma experiência que o colocou em dúvida também, pois apesar de ser escolhido pelo próprio SENHOR, a palavra sempre advertiu: "Porque surgirão falsos Cristos e falsos profetas operando grandes sinais e prodígios para enganar, se possível os próprios eleitos" Mateus cap. 24 vers. 24.

Naqueles dias, veio Jesus de Nazaré da Galiléia e por João foi batizado no rio Jordão. Logo ao sair da água, viu os céus rasgarem-se e o Espírito descendo como pomba sobre ele. Então, foi ouvida uma voz dos céus: "Tu és o meu Filho amado, em ti me comprazo". Marcos cap. 1 vers. 9 a 11. Testemunhou  João sobre Jesus: "Eu não o conhecia; aquele porém, que me enviou a batizar com água me disse: Aquele sobre quem vires descer e pousar o Espírito, esse é o que batiza com o Espírito Santo". João cap. 1 vers. 33. Testemunhou Jesus sobre João:

"Este é aquele de quem está escrito: Eis aí envio diante de tua face o meu mensageiro, o qual preparará o teu caminho diante de ti". Lucas cap. 7 vers. 27 "E irá adiante do Senhor no espírito e poder de Elias, para converter o coração dos pais aos filhos, converter os desobedientes à prudência dos justos e habilitar para o Senhor um povo preparado". Lucas cap. 1 vers. 17 "E eu vos digo: entre os nascidos de
mulher, (Igreja de Jesus) ninguém é maior do que João; mas o menor no reino de Deus é maior do que ele" Lucas cap. 7 vers. 28.

João Batista depois de batizar Jesus continuou a pregar o evangelho de arrependimento, até o dia que ele resolveu falar a verdade sobre o adultério do rei Herodes, com sua cunhada (esposa do irmão dele). Então o rei mandou prende-lo a pedido de sua mulher e o manteve no cárcere por um periôdo. Naqueles tempos havia muitos profetas que se diziam ser o messias e o salvador do mundo. O primeiro e o segundo, que a bíblia menciona eram falsos profetas: "Porque antes destes dias, se levantou Teudas, insinuando ser ele alguma coisa, ao qual se agregaram cerca de quatrocentos homens; mas ele foi morto, e tantos quantos lhe prestavam obediência se dispersaram e deram em nada"

Depois desse, levantou-se Judas, o galileu, nos dias do recenseamento, e levou muitos consigo; também este pereceu, e tantos quantos lhe obedeciam foram dispersos" Atos capítulo 5 versículos 36 e 37. João Batista estando preso e ouvindo falar que havia vários profetas que se diziam o messias, ficou na dúvida como muitos outros pensando, "Quem será o verdadeiro", Então ele chamou dois de seus discípulos e: Enviou-os ao Senhor para perguntar: "És tu aquele que estava para vir ou havemos de esperar outro"?. Naquela mesma hora, curou Jesus muitos de moléstias, e de flagelos, e de espíritos malígnos; e deu vista a muitos cegos. Então Jesus lhes respondeu:

"Ide e anunciai a João o que vistes e ouvistes: Os cegos vêem, os coxos andam, os leprosos são purificados, os surdos ouvem, os mortos são ressuscitados, e aos pobres, anuncia-se lhes o evangelho". Lucas cap. 7 versículos 19 a 22. Deste modo Jesus provou para João Batista que Ele era, é, e será para sempre o Único Messias, e após o retorno de seus dois discípulos à prisão contando a verdade, João deu-se por satisfeito de que Jesus era o verdadeiro messias, não guardando mais dúvida nenhuma.