O exército dos Siros que cercaram Eliseu e o servo Geazi, após a oração que ele fez ao Senhor, ficaram  cegos visuais, ou espirituais?  2º Reis cap. 6 vers. 18
                             
               Click

Esta passagem bíblica é muito importante para nós, porque através dela vemos que há situações que acontecem as vezes, que o próprio Deus tem que intervir  a nosso favor para que se cumpram as obras designadas por ele e que temos que fazer. E, se não fosse assim seria impossível executar aquilo que ele determinou. Existem muitas opiniões a respeito desta história que Eliseu e o servo Geazi viveram, porque todos pensam, inclusive pastores pregam isso, que Eliseu orou ao SENHOR e os soldados do  exército Siro ficaram cegos.

O rei tinha dado ordens, Ele disse: "Ide e vede onde ele está, para que eu mande prende-lo. foi-lhe dito: Eis que está em Dotã. Então, enviou para lá cavalos, carros e fortes tropas; chegaram de noite e cercaram a cidade. E como desceram contra ele, orou Eliseu ao SENHOR e disse: "Fere, peço-te, esta gente de cegueira. Feriu-a de cegueira conforme a palavra de Eliseu". Então muitos que lêem até aqui esta passagem, acham que Deus fez eles ficarem cegos. O Senhor interviu aqui com uma cegueira espiritual sobre todo o exército, e a explicação está no versículo abaixo,
(Confirme aqui o que eles entendem).                            Click 

"Então, Eliseu lhes disse: Não é este o caminho, nem esta cidade; segui-me, e
guiar-vos-ei ao homem que buscai". e os guiou a Samaria. Tendo eles chegado a Samaria, disse Eliseu: Ó SENHOR, abre os olhos destes homens para que vejam. Abriu-lhes o SENHOR os olhos, e viram; (voltaram ao estado normal, caíram em sí) e eis que estavam no meio de Samaria. Quando o rei de Israel os viu, perguntou a Eliseu: Feri-los-ei, feri-los-ei meu pai? Respondeu ele: "Não os ferirás; fere aqueles que fizeres prisioneiros com a tua espada e o teu arco. Porém a estes, manda por-lhes diante pão e água, para que comam, e bebam, e tornem a seu senhor.

Eliseu pediu ao SENHOR que colocasse (
um branco) na mente de cada soldado, para que ele saísse para fora e dissesse que o homem que estavam procurando não era ele, mas ele sabia quem era, e os levaria até o mesmo para os soldados prenderem-no, e Deus atendeu o pedido de Eliseu fazendo os soldados ficarem desapercebidos (mas não cegos visuais) e serem guiados por ele para uma emboscada com o rei de Israel. Há uma passagem também que Deus teve que intervir como fez com Eliseu, ao próprio Senhor Jesus, para que o propósito dele pudesse se cumprir, porque os judeus iam matá-lo antes do tempo determinado, veja:

"E, levantando-se, expulsaram-no da cidade e o levaram até o cimo do monte sobre o qual estava edificada, para, de lá, o precipitarem abaixo.
(Jesus, porém, passando por entre eles, retirou-se). Lucas cap. 4 versículos 29 e 30. Deste modo o Senhor age  até o dia de hoje, com cada um de nós quando passamos por
muitas situações que ficam fora de nossos limites para resolver. O único caso em que Deus feriu de cegueira mesmo o povo, foi em Sodoma e Gomorra quando eles queriam abusar dos seus anjos. Gênesis capítulo 19 versículos 5 e 11. "De modo que se cansaram á procura da porta".
 
Que o SENHOR tire a sua cegueira espiritual, e você possa entregar a sua vida para Ele e ter a salvação eterna. Ore agora e fale com Deus, em nome do Senhor Jesus.

                                   Pastor Antonio